Golpe Comunista

1966
Início dos atentados terroristas promovidos pelas Guerrilhas Comunistas. No dia 25 de julho é realizado o atentado no saguão do Aeroporto de Guararapes, em Recife, matando o almirante Nelson Gomes Fernandes e o jornalista Edson Régis de Carvalho, além de ferir mais 14 pessoas.


1967

GUERRILHAS COMUNISTAS

Dilma Rousseff torna-se militante da Política Operária (POLOP), em Minas Gerais, iniciando sua carreira de crimes.

Em abril, desarticulação da Guerrilha do Caparaó, promovida pelo Movimento Nacionalista Revolucionário - MNR, organização sediada Montevidéu. A guerrilha, formada em 1966,  contou com o apoio financeiro cubano, obtido através de negociações entre Leonel Brizola. A maior parte de seus membros eram ex-militares expulsos, que também recebiam treinamento em Cuba.

No dia 18 de julho, morte do presidente Castelo Branco, num suposto acidente aéreo, quando seu avião é abalroado, em pleno voo, por um avião militar.

Em setembro de 1967, após treinamento em Cuba, Carlos Mariguela do Partido Comunista , cria a Ação Libertadora Nacional (ALN) começando a recrutar jovens brasileiros, que são treinados em Cuba e repatriados em 1968. Carlos Lamarca, capitão do exército e militante  da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) se une ao grupo de Mariguela e organizam em janeiro de 1969 um atentado com dinamite no QG do 2º Exército, matando um soldado e ferindo 6 militares.


Comentários